domingo, 15 de abril de 2012

Sistema Digestivo

Qual é o percurso de uma maçã no corpo humano desde que é ingerida até ser eliminada sob forma de fezes?

Desde que entra na boca, a maçã vai atravessar uma série de órgãos em forma de tubo que no seu conjunto constituem o tubo digestivo.













Na imagem ao lado podes observar os diversos órgãos do tubo digestivo. Todos eles se encontram legendados.






O tubo digestivo inicia-se na boca, continua pela faringe, esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e termina numa abertura designada por ânus.


Podes no entanto reparar que há órgãos representados na imagem que não estão legendados. Eles não fazem parte do tubo digestivo mas contribuem para a transformação dos alimentos à medida que estes vão percorrendo o referido tubo. Chamam-se glândulas anexas.















Glândulas anexas: glândulas salivares, fígado e pâncreas.





Como é que as glândulas anexas contribuem para a transformação dos alimentos?

a) As glândulas salivares produzem saliva, a qual é lançada na boca misturando-se com os alimentos;

b) O fígado produz a bílis, a qual é armazenada num pequeno saco, a vesícula biliar, e lançada sobre os alimentos quando estes atingem o início do intestino delgado;

c) O pâncreas produz o suco pancreático o qual é também lançado sobre os alimentos no início do intestino delgado.



O conjunto dos órgãos do tubo digestivo e das glândulas anexas constituem o sistema digestivo.

Sistema digestivo humano: órgãos do tubo digestivo (legendados a vermelho) + glândulas anexas (legendadas a preto). 


Toma nota!

1. Tubo digestivo  =  boca + faringe + esófago + estômago + intestino delgado + intestino grosso + reto + ânus

2. Glândulas anexas   glândulas salivares + fígado + pâncreas

3. Sistema digestivo  =  tubo digestivo + glândulas anexas

Sistema Circulatorio-O coração

Sistema Respiratório

O sistema respiratório fornece oxigênio e remove gás carbônico do organismo, auxiliando as células no metabolismo, atuando em conjunto com o sistema circulatório. O sistema respiratório também esta envolvido com a vocalização.

É formado pelo nariz, cavidade do nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios e pulmões.
Nariz e cavidade do nariz
As duas cavidades por onde o ar entra no sistema respiratório são chamadas de fossas nasais. São separadas por uma cartilagem chamada cartilagem do septo, formando o septo nasal. Os pêlos no interior do nariz retém as partículas que entram junto com o ar. É composto de células ciliadas e produtoras de muco. O teto da cavidade nasal possui células com função olfativa. Nesta região, a mucosa é bem irrigada e aquece o ar inalado.
Faringe
A faringe pertence tanto ao sistema respiratório como ao sistema digestivo.
Laringe
A laringe é um tubo cartilaginoso de forma irregular que conecta a faringe com a traquéia. Situa-se na parte superior do pescoço. A laringe possui uma estrutura cartilaginosa que chama epiglote, que trabalha para desviar das vias respiratórias para o esôfago os alimentos deglutidos. Caso não ocorra este desvio, o alimento é expelido com uma tosse violenta.
Na laringe encontramos as cordas vocais, que são pregas horizontais na parede da laringe. Entre as cordas vocais há uma abertura chamada glote e é por ela que o ar entra na laringe, provocando uma vibração nas cordas vocais e produzindo som. Na face anterior do pescoço forma-se a proeminência laríngea, chamada de maça de Adão, que é mais visível nos homens que nas mulheres.
Traquéia
A traquéia é um tubo de aproximadamente 12 cm de comprimento e 2,5 de diâmetro e suas paredes são reforçadas por uma série de anéis de cartilagem que impedem que as paredes se colapsem.
A traquéia bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios.
O epitélio é formado por células ciliadas e células secretoras. Estes cílios servem para remover as partículas e microorganismos que entram com o ar inalado. O muco produzido pelas células secretoras serve como uma barreira também.
Pulmão
Os brônquios penetram no pulmão através do hilo. Esses brônquios ramificam-se várias vezes, originando os bronquíolos, que penetram no lóbulo pulmonar e ramificam-se, formando os bronquíolos terminais, que originam os bronquíolos respiratórios, que terminam nos alvéolos pulmonares.

Os pulmões possuem consistência esponjosa, que está relacionada com a quantidade de sacos alveolares.
O formato do pulmão lembra um cone e é revestido por uma membrana dupla serosa chamada pleura. Os dois pulmões são separados pelo mediastino, local onde está o coração, o esôfago, timo, artérias, veias e parte da traquéia.
O diafragma é um músculo situado abaixo do pulmão, e é onde ele se apóia. Separa o tórax do abdome e está relacionado com os movimentos da respiração.

Sistema Respiratório



O Coração





Sistema Digestivo





quarta-feira, 11 de abril de 2012

Votos de rápidas melhoras Silvia

A nossa Silvia foi operada no dia 11 de Abril e por isso os alunos do PIEF e toda a equipa pedagógica deseja Votos de rapidas melhoras para a nossa menina!

Beijinhos

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Painel da Páscoa PIEF

O PIEF fez uma painel alusivo à Páscoa nas disciplinas de EVT com os professores Nuno Marques e Rita Venâncio e depois eletrificou-o nas aulas de Eletricidade com a ajuda do professor Sérgio.





Páscoa Feliz...voltamos no dia 10 de Abril